Antes de mostrar as cinco formas para espionar a sua concorrência tanto no facebook assim como no Instagram gostaria de partilhar algumas ideias introdutórias.
UMA DEFINIÇÃO DE CONCORRÊNCIA
Nino Carvalho, de quem tenho o prazer de ser aluno no Curso de Formação Para Consultores, é uma pessoa altamente capacitada e com larga experiência como consultor empresarial; assim sendo, pedi-lhe uma definição de concorrência; valendo-se de uma ilustração, disse:
“Para entender o que são concorrentes, gosto de pensar da seguinte forma…
Imagine que seu potencial cliente tem um determinado recurso (tempo, dinheiro) para atender a certa necessidade.
Qualquer empresa que oferecer alguma opção que atenda àquela necessidade, em troca do recurso disponível, será seu concorrente.“
Num artigo voltado ao diferencial que deverá existir face à concorrência, Nino Carvalho escreve:
Seus diferenciais serão justamente o que tornarão mais atraentes que os concorrentes e o ajudará a ter mais chances na conversão de clientes.
CONCORRÊNCIA: QUEM NÃO TEM?
Só para lhe refrescar a memória deixo alguns exemplos de bons e eternos concorrentes:
- Microsoft e Apple
- Android e iOS
- Yahoo e Google
- Coca Cola e Pepsi
- McDonald’s e Burger King
- PlayStation e XBox
- Ford e GM
Kevin Johnson no livro A mente do Empreendedor, diz o seguinte:
“Noventa e cinco por cento das vezes, a arrogância leva empreendedores a acreditar que não têm concorrentes no mercado.”
Ou seja, pior do que existir concorrentes é a pessoa pensar ou iludir-se dizendo: “Eu não tenho concorrentes.”
ESPIE A CONCORRÊNCIA MAS NÃO SEJA PARANÓICO
Sim, acho que faz todo o sentido olharmos aqueles que são nossos concorrentes mas, a dose deverá ser muito bem equilibrada.
O fascínio e as forças gastas a fim de olhar a concorrência não deverão ser em nada comparáveis ao fascínio pelo seu próprio negócio e às forças que deverão ser aplicadas ao mesmo.
DUAS COISAS QUE PRECISA TER EM MENTE
APÓS ESPIONAR A SUA CONCORRÊNCIA
a. Faça Melhor Do Que A Concorrência
Há negócios que não evoluem pois acabam por ser uma imitação barata da sua própria concorrência. Isto é mau para todos.
Além de que fazer melhor poderá apenas ser fazer mais simples. Neste caso, menos é mais e, regra geral, com melhores resultados.
No livro Posicionamento, A Batalha Por Sua Mente escrito por Jack Trout e Al Ries é descrito exatamente esta visão de simplicidade.
“Atualmente, para muitas pessoas ou muitos produtos, um caminho para o sucesso consiste em ver aquilo que sua concorrência está fazendo e depois despi-la da poesia ou da criatividade que se tornou uma barreira para que a mensagem chegasse à mente. Com uma mensagem purificada e simplificada, você consegue penetrar na mente do consumidor.“
b. Faça O Que A Concorrência Não Faz
Melhor do que melhorarmos o que já vem sendo feito por outros é sermos os primeiros, os pioneiros a fazer algo em nosso mercado de actuação.
Já ouviu a expressão:
“Se os outros me copiam é porque estou na frente”?
É isso mesmo!
Focar-se demasiado nos outros rouba a criatividade, atrofia tornando-nos secos na imaginação.
A concorrência é algo muito bom… é o que faz alguém se esforçar para ser melhor.
Christine Lahti
Depois destas dicas introdutórias irei conduzir-lhe pelo caminho da espionagem concorrencial.
Vou mostrar-lhe como pode ver os anúncios dos seus concorrentes tanto na plataforma do Facebook como do Instagram.
AS CINCO FORMAS DE ESPIAR A SUA CONCORRÊNCIA
1. VER NO FEED
Caso não saiba, toda a vez que uma Página faz um anúncio na plataforma do Facebook ou do Instagram conseguirá ver isso no próprio anúncio.
Dica: Siga as páginas dos seus concorrentes. Desta forma, quando ele anunciar para quem segue a Página, você saberá se ele está ou não a fazer anúncios.
Vou usar como exemplo um anúncio da Swonkie.
Swonkie é uma plataforma de social media management para planeamento de conteúdo, social media analitcs, pesquisa de influenciadores e análise da concorrência.
Veja abaixo como identificar um anúncio
Esteja atento a este pormenor e coloque sempre seus olhos naquela área, no topo do post.
Assim saberá se algum do seu concorrente ou qualquer empresa está a apostar em anúncios.
Patrocinado significa que aquela página está investindo dinheiro, pagando ao Facebook, para aquele post ser um anúncio e aparecer no seu feed. Tanto no Facebook como no Instagram aparece a palavra "Patrocinado" logo abaixo do nome do negócio.
2. CLICAR EM CIMA DO ANÚNCIO
Agora que já sabe identificar um anúncio também pode descobrir em dois cliques alguma da segmentação que está sendo usanda
No caso da Swookie, sendo uma empresa totalmente virada para pessoas que têm interesse em Marketing e redes sociais usaram especificamente esta segmentação. Adicionando ainda uma faixa etária dos 18 aos 55 anos e que vivem especificamente em Portugal.
Conclusão: Eu preencho na perfeição estes requisitos.
3. PELA PÁGINA DO CONCORRENTE
Entre na Página que pretende analisar e do lado direito da tela irá encontrar o seguinte campo
Clique em “Ver Mais“.
Irá ter acesso a várias informações.
Saberá se a respectiva página tem ou não anúncios atualmente publicados. Caso tenha, para ver quais são basta clicar em “Abrir A Biblioteca De Anúncios“.
4. ESTATÍSTICAS
- Aceda à sua Página.
- No topo clique no separador Estatísticas.
- Role a sua tela até baixo e irá encontrar a seguinte área
Pode adicionar até 5 páginas à sua escolha.
Embora aqui o alvo não seja ver os anúncios esta informação poderá ser deveras interessante.
Terá a possibilidade de analisar, por exemplo o seu crescimento e interações face à sua concorrência.
5. BIBLIOTECA DE ANÚNCIOS
Por último, mas não menos importante, aceda ao link: https://www.facebook.com/ads/library/
Abrirá uma página com um campo de pesquisa como vê abaixo
Neste campo de pesquisa escreva o nome da página que quer analisar. A título de exemplo, optei pela minha própria página.
De imediato, estará disponível o número de seguidores assim como se existe uma conta de Instagram associada.
Clique na página em questão e caso haja algum anúncio a decorrer ser-lhe-à mostrado esta informação.
No meu caso concreto, tenho um anúncio de vídeo sobre os 6 Mitos Sobre As Redes Sociais, a rodar no Facebook, Instagram e Audience Network.
Existe outras informações tais como: Países, Intervalos de Tempo e Plataforma. Explore estes campos.
CONCLUSÃO
Espero que tenha gostado deste artigo e que possa tirar bastante proveito do mesmo 😉
Alguma dúvida, ou se precisar de ajuda nas redes sociais do seu negócio esteja à vontade para me contactar. No rodapé deste artigo irá encontrar todos os contactos disponíveis.
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Bons negócios!
Ponta Delgada – S.Miguel-Açores
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