Anda a circular no Facebook um comunicado como este abaixo:
“O CORONAVIRUS vai ter um impacto em todos nós e em muitos pequenos negócios como o nosso.
Podem ajudar-me?
POR FAVOR, ENTRA NA MINHA PÁGINA:[AQUI NOME DA PÁGINA]
Vai a “COMUNIDADE”
Clica em “CONVIDAR”
Clica em “TODOS” e depois “Enviar”– É tão simples quanto isso
COMENTE FEITO e farei o mesmo pelo seu negócio
Apoiar pequenas empresas não requer gastar dinheiro. É tão simples quanto partilhar, gostar e promover-nos.
Realmente significa muito e você pode fazer diferença.Obrigado a TODOS
Copia e cola (promove o teu negócio)”
O meu propósito não é insurgir-me contra algo que possa beneficiar os negócios da nossa região; longe de mim! Estou exactamente na mesma posição.
Apenas creio que é meu dever partilhar do que tem sido a minha experiência trabalhando nesta rede social; tanto na criação de conteúdo seja em anúncios pagos.
QUAL ENTÃO O PROBLEMA?
1. TIPO DE NEGÓCIO
Ou seja, nem todos os negócios e todos os produtos ou serviços servirão a todas as pessoas.
Deixe-me dar o exemplo da página que está associada a este blog
Criei a página há pouquíssimo tempo mas, sinceramente, não estou convidando todos os meus amigos a gostar da página. Parece tolice? Não é! Irei explicar a razão.
Eu poderia convidar mais de 1000 pessoas, no entanto não estou focado nisso.
A maior parte das pessoas que hoje tenho a seguir a página nem sequer fui eu que as convidei.
Convidei pessoas da área do marketing e pessoas que acredito que podem se beneficiar com algum conteúdo meu ou mesmo com alto poder de recomendação em relação aos meus serviços como gestor de campanhas em Facebook e Instagram.
Não, não convidei toda a minha família, não convidei outras pessoas que acho que não se encaixam de forma alguma no meu tipo de conteúdo.
NOTA:
Geralmente quando existe um convite massivo de pessoas para gostarem de uma página o Facebook interpreta isso como SPAM; e, durante algum tempo, bloqueia novos convites.
2. QUEM COLOCA LIKE NEM SEMPRE SE APERCEBE QUAL O TIPO DE NEGÓCIO
Não tenha dúvidas que existem pessoas que:
-Colocam Like Em Tudo
-Fazem Like Na Página Porque Não Querem Ficar Mal Com Quem As Convidou.
Pergunto: De que forma isso pode ajudar o negócio?
Não ajuda!
Mais do que convidar alguém é importante que a pessoa entenda qual o tipo de conteúdo que esta página contém. Reforço: muita gente coloca LIKE na página e nem sabe do que se trata.
Ainda esta semana, uma pessoa que conheço até bem, comentou comigo que fez Like na minha pagina -porque alguém a tinha convidado – mas que ela nem sequer reparou do que se tratava.
Depois de eu explicar do que se tratava, então disse que iria ver com mais calma.
Isso não é para ser levado a mal, mas, com uma enormidade de coisas a roubar a nossa atenção constantemente é normal que assim seja. Isso também acontece comigo!
3. EXCESSO DE RUÍDO NA PÁGINA
Conhecem a expressão: “Não podemos ser tudo para todos”?
Quando não temos um público definido acabamos por ser ou desejar ser tudo para toda a gente.
Isto é o mesmo que fazer anúncios com o objectivo de ganhar seguidores na página só porque sim.
Além de que: Quem tiver de trabalhar, no futuro, com anúncios esta mistura de pessoas com interesses diferentes na página vai ser altamente prejudicial.
Outra razão é: Sendo que o alcance orgânico [alcance que uma página tem sem fazer anúncios] de uma página é cada vez menor, quanto mais pessoas desqualificadas você tiver em sua página mais você irá desperdiçar este alcance orgânico.
Leia abaixo a colocação de uma pessoa sobre ter novos seguidores e a minha resposta:
QUAL ENTÃO A SOLUÇÃO?
“A solução é simples mas dá trabalho.”
Mais do que convidar pessoas a gostar da sua página faça o seguinte:
1. Crie Conteúdo
Não se salva um negócio com um número astronómico de Likes. Acreditem porque é verdade!
O caminho mais difícil é a criação de conteúdo, isto porque criar conteúdo além de um trabalho medonho, exige 3 coisas fundamentais:
- – Estratégia
- – Consistência
- – Investimento
Se não fizer isso o seu negócio no Facebook será reduzido a praticamente nada. Isto é duro, mas é a mais pura da verdade.
2. Distribua O Conteúdo Em Diversas Plataformas
Sem dúvida que após o trabalho de criação de conteúdo temos de perceber onde o podemos e o devemos distribuir, ou seja, quais os canais que utilizaremos para fazer o nosso trabalho circular chegando assim a mais pessoas.
Aí podemos utilizar outros meios tais como:
- No Seu Perfil do Facebook
- Grupos Dentro Do Facebook
- Youtube, etc, etc
São muitos os meios ao nosso dispor para apresentar os nossos produtos e serviços.
3. Anúncios Pagos
Esta é uma realidade que não à volta a dar dentro da plataforma do Facebook.
A única maneira de você chegar a pessoas realmente qualificadas e interessadas no seu negócio é por meio de anúncios e, para isso, terá de investir dinheiro além, óbvio, de conteúdo de valor para que realmente as pessoas o valorizem e torne-se uma autoridade no nicho de mercado em que atua.
Já agora não pense que é necessário investir uma fortuna.
Há pouco tempo escrevi um artigo sobre exatamente este mito: 3 Tipos De Anúncios Comprovados Em Tempos de Crise; Se tiver interesse, depois leia-o.
CONCLUSÃO:
Este artigo não é, mais uma vez digo, um artigo de desmotivação mas sim um incentivo a lutar de forma mais eficaz e certeira pelo seu negócio. Por esta razão, espero que o mesmo lhe seja bastante útil.
Se tem um negócio físico ou não, com loja aberta ou simplesmente vendendo pela internet e necessitar de alguma orientação não hesite em contactar-me pelos canais que estão espalhados pelo site 😉
Terei todo o prazer em lhe ajudar.
Fique bem; Bons negócios.
Ponta Delgada – S.Miguel-Açores
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