Antes de mais começo por dizer que este assunto é sempre alvo de alguma discussão entre os profissionais que trabalham em gestão de campanhas no Facebook.
Neil Patel, escreve um artigo sobre o assunto no qual apoia o uso do botão “Promover Publicação” e ensina como poderá tirar partido do mesmo.
Em contrapartida, o meu amigo e professor – com quem aprendi as primeiras coisas em Anúncios de Facebook – Luciano Larrossa, especialista em Facebook, gravou um vídeo onde oferece cinco razões porque desaconselha a utilização do mesmo.
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De igual modo o meu grande amigo Jefferson Midei acabou por ficar conhecido por uma campanha que levou a cabo que dizia mais ou menos assim:
“Toda a vez que você aperta o botão PROMOVER morre um panda.”
Deixo a imagem abaixo que circulou à conta desta campanha 🙂
Não sei quantos pandas morreram mas que continua a haver pessoas a clicarem no botão, continua.
Calma! Não é que não se possa fazê-lo, mas há algumas coisas que creio serem importantes e a ter em mente quando o fazemos.
Não irei entrar em pormenores como se pode promover um post e qual o passo-a-passo. Será, com certeza, assunto para outro artigo.
Avançando…
Porque Algumas Pessoas Fazem-NO
- Desconhecimento Do Gestor de Anúncios
Sim, é provável que algumas pessoas não conheçam um painel dentro do próprio Facebook que lhes permite criar os seus anúncios; chama-se Gestor de Anúncios. Fique sabendo que, a toda a conta criada no facebook é associado automaticamente uma conta de anúncios. - Simplicidade No Processo
Não há dúvida que há uma grande tentação em desejar promover um post clicando simplesmente no botão “PROMOVER”.
A simplicidade do processo aguça o apetite de “apertar o botão”. Em poucos segundos você pode ter o seu anúncio activo e começar a ver likes na publicação. Fascinante! - Desespero
Sim, esta também é uma razão; algumas pessoas começaram a perceber que o alcance orgânico* caiu abruptamente e como tal, não tendo experiência no gestor de anúncios viram-se numa atitude de desespero para trazer algum movimento às suas páginas. E, “Promover Publicação” estava mesmo à mão de semear.
* Alcance Orgânico - Corresponde ao alcance que um post tem sem ser promovido, sem pagar ao Facebook.
QUANDO DEVERÁ SER USADO O BOTÃO IMPULSIONAR PUBLICAÇÃO?
1. TENHA EM MENTE UMA ESTRATÉGIA
Antes de criar uma campanha devemos ter em mente, não somente um propósito e objectivo assim como uma estratégia, ou seja, não somente o que eu pretendo agora e já como o que desejo após esta campanha terminar.
Por exemplo, se você cria uma campanha com o objectivo de visualizações de video, é possível depois criar um público personalizado daqueles que viram, por exemplo, 95% deste.
O que pode ser feito com este público?
Criar uma nova campanha mostrando para eles produtos muito específicos já que estes tiveram muito interesse em seu vídeo.
Quando não se possui uma estratégia definida a pessoa – acreditem porque é verdade – a pessoa irá pensar que foi defraudada pelo facebook e mais: esta insatisfação irá gerar uma desmotivação para deixar de investir.
2. CONHEÇA O GESTOR DE ANÚNCIOS
Já o citei. O gestor de anúncios é a plataforma do facebook, gratuita, para que você crie anúncios de forma profissional e o mais assertiva possível.
Meu conselho vai no sentido de que se você clica em “Promover Publicação” deveria ter noções mínimas das possibilidades desta plataforma.
3. FAMILIARIZE-SE COM AS MÉTRICAS
Tenha em atenção que nem sempre cliques mais baratos será o melhor para o seu negócio.
O que irá preferir?
Pagar 1.00€ por alguém que está disposto a comprar de si – seu produto ou serviço – ou 100 pessoas que apenas clicam em seu anúncio a um preço de 0.01€?
Creio que optará pela primeira opção.
4. SAIBA FAZER OS AJUSTES NECESSÁRIOS
Quando se conhece algumas das métricas mais importantes, nem que sejam as mais básicas, consegue-se ter uma real noção dos ajustes que são necessários a ser feitos em, cada anúncio; quanto muito saber se deve ou não pausar um anúncio criando outro. Isso faz com que você poupe muito dinheiro ao seu negócio!
QUAIS AS LIMITAÇÕES DO BOTÃO “PROMOVER PUBLICAÇÃO” ?
1. NÃO PODE CRIAR VARIAÇÕES DO MESMO ANÚNCIO
Ou seja, tudo o que você conseguirá fazer é impulsionar aquele post que já foi publicado em sua página.
Enquanto isso, no gestor de anúncios poderá realizar variações de um mesmo anúncio(Testes A/B);
Podem ser testados
- Imagem
- Textos
- Públicos
- Segmentações Várias
- Horários em que o seu anúncio aparecerá, etc, etc…
2. AS SEGMENTAÇÕES SÃO LIMITADAS
Esta é outra limitação. As segmentações, resumem-se a três:
A. PÚBLICO ALVO
B. DURAÇÃO
C. ORÇAMENTO
3. Os OBJECTIVOS SÃO LIMITADOS
O objectivo mais comum é interação – Fazer Com Que As Pessoas Reajam, Comentem e Partilhem.
No entanto, estão disponíveis mais dois :
-Envio de Pessoas Para O Site
Até há bem pouco tempo não estava disponível.
-Fazer Com Que As Pessoas Enviem Mensagem
Aqui é possível (imagem abaixo), enviar as pessoas para uma conversa no Messenger ou para o WhatsApp.
4. A CRIAÇÃO DE PÚBLICOS É LIMITADA
Basicamente resume-se também a 3:
A. Pessoas Que Colocaram Like Na Sua Página
Se você possui muitos fãs, seguidores que não compradores você simplesmente está desperdiçando dinheiro.
B. Pessoas Que Colocaram Like Na Sua Página e Amigos
O que disse no ponto anterior relaciona-se com esta segmentação; se seus fãs não são compradores será com certeza muito provável que seus amigos também não o sejam (a menos que você pudesse adicionar outro tipo de segmentação que, infelizmente, promovendo o post não é possível)
C. Pessoas Que Você Segmenta
Aqui, mais uma vez; a segmentação é limitada.
Em contrapartida, no Gestor de Anúncios poderá segmentar pessoas que gostam de uma marca de carros e uma marca de relógio. Este tipo de segmentação não são excludentes mas sim complementares.
Veja o exemplo abaixo.
O que fiz é uma hiper-segmentação, ou seja, eu desejo alcançar todas as pessoas que gostam da Ferrari MAS TAMBÉM da marca suiça de relógios de luxo, Jaeger-LeCoultre.
Com esta segmentação, é muito provável que eu possa alcançar um nicho de pessoas de um mercado de luxo.
Ainda daria para afunilar muito mais esta segmentação. Ora, isto é algo que jamais conseguirá fazer ao clicar no botão “Promover Publicação”
5. LIMITAÇÃO NAS POSSIBILIDADES DE POSICIONAMENTO
O posicionamento diz respeito ao lugar que você escolhe mostrar o seu anúncio.
Neste momento poderá apenas escolher se deseja que o anuncio apareça no Feed do Facebook, por defeito, e no Feed do Instagram(Opcional). Contudo há outras possibilidades; nomeadamente:
- Markeplace
- Coluna Direita
- Audience Insights
- Instagram Stories
- Facebook Stories
- Messenger
Ao promover publicação, será o facebook que irá decidir sem que você tenha qualquer controle.
Além de que, você não tem controle se o anúncio irá aparecer ou não no Computador ou no Telemóvel.
MAS DEVO DEIXAR DE USAR?
Devo confessar que já utilizei o “botão proibido” 🙂 diversas vezes. Os resultados algumas vezes foram bons, segundo o objectivo que tinha, outras vezes , não. No entanto, estava plenamente consciente se deveria pausar o anúncio ou deixá-lo continuar.
Sou modestamente da opinião que, quem deseja não perder dinheiro terá de adquirir algumas valências técnicas para conseguir estar à altura de saber o que está a fazer .
Gostaria de saber qual a sua experiência relativamente ao botão “Promover Publicação.
Se alguma coisa não ficou clara para si neste artigo, fique à vontade para comentar ou mesmo dar sua opinião.
Se precisar de ajuda para alavancar o seu negócio nas mídias sociais, contacte-me a fim de percebermos juntos quais são as devidas potencialidades do seu negócio no online.
Ponta Delgada – S.Miguel-Açores
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