Em determinados negócios, principalmente pequenos, em que não existe uma loja online associada – carrinho de compra e métodos de pagamento incorporados (e-commerce) – este pode constar de um maior problema. A encomenda é feita não quando há um checkout (pagamento) mas quando as duas partes acertam os pormenores da dita encomenda. O grau de risco aumenta, ainda mais, para aqueles pequenos negócios em que o seu grande distintivo são os trabalhos personalizados.
3 ALERTAS INTRODUTÓRIOS
A. NÃO SE EMPOLGUE COM A ENCOMENDA:
Receber uma encomenda é uma sensação muito boa, no entanto, mais uma vez saliento: Uma encomenda, não é uma venda! Portanto, o único momento em que você deverá festejar é quando a pessoa faz o pagamento, recebe a encomenda e dá nota positiva ao seu trabalho. Aí… empolgue-se.
B. PREÇO BAIXO NÃO É GARANTIA DE VENDA
O que quero dizer? Há pessoas que acham que pelo facto de um produto custar, por exemplo, 2.00€ a pessoa irá, garantidamente, ter dinheiro para pagar. Isso não é verdade!
Pequenos negócios com produtos de baixo valor lidam, grande parte das vezes, com pessoas de capacidades financeiras baixas. O que isso significa? Que a capacidade de compra – mesmo que custe 2.00 ou até menos – anda sempre no fio da navalha.
É você – dono do negócio – que se tem de precaver contra tais improvisos.
C. PERDER UMA ENCOMENDA É MELHOR QUE PERDER DINHEIRO, TEMPO E MATÉRIA-PRIMA
Não se preocupe em demasia quando por alguma razão e/ou por suas regras impostas perder o que parecia ser uma excelente venda. Lembre-se: Perder tempo e matéria-prima é bem pior do que perder uma possível e suposta venda.
3 FORMAS DE SE PRECAVER
1. NÃO ENVIAR À COBRANÇA
Algumas pessoas sugerem o envio à cobrança como forma de se precaverem. No entanto, se é legítimo a pessoa desejar fazê-lo o mesmo também é válido para o seu negócio. Se a pessoa dá garantia de pagamento você também dá garantia de envio; simples! No entanto nada, absolutamente nada, irá garantir a você que a pessoa irá ficar com a encomenda quando lhe entregarem ou mesmo que a irá levantar num posto CTT.
O que vai acontecer? A encomenda voltará para si e ficará com o produto parado e nestes casos, pela minha experiência, digo: será muito difícil você conseguir convencer a pessoa a ficar com a encomenda.
Note: Algumas pessoas pedem à cobrança não por má intenção mas simplesmente porque em algum momento já foram enganadas.
O que fazer nestes casos?
Utilizo uma estratégia que tem funcionado como forma de quebrar tal objecção:
Aconselho tais pessoas a visitar as críticas que temos recebido à página. Garantidamente esta é uma excelente forma de quebrar muitas objecções num negócio online.
2. NÃO AVANÇAR COM A PRODUÇÃO SEM PAGAMENTO PRÉVIO
Seja por Transferência Bancária, MbWay ou PayPal o importante é disponibilizar diversos meios a fim de levar o seu futuro cliente ao pagamento. Quanto mais opçõeso seu negócio tiver menos desculpas terá quem deseja fazer a encomenda e tem intenção de não pagar.
Hoje, mesmo em Portugal, qualquer pessoa tem acesso a pelo menos uma destas formas de pagamento.
Portanto, o seu negócio não vai água abaixo se alguém lhe disser:
“Não tenho nenhuma destas formas de pagamento”
Suspeite de ser verdade. Além disso: Se uma pessoa não tiver estes meios, garantidamente tem um amigo, um familiar que poderá efectuar o pagamento. Aponte-lhe esta opção.
3. AVANÇAR COM 50% DO VALOR
Há uma forte possibilidade de quem avançou com algum valor, ainda que, com muito custo, pagar o restante e tornar uma encomenda numa venda concretizada.
Embora tal opção não resolva um problema maior – ficar com a encomenda em stock – pelo menos quem tem um negócio evita perdas a 100%. Se pelo menos conseguir-se cobrir despesas de material e parte de mão de obra – segundo a sua margem de lucro – já não será de todo mau. Tanto quanto possível poderá revender tal produto ou, em alguns, caso refazê-lo.
Espero ter contribuído positivamente com o que tem sido a minha experiência.
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Ponta Delgada – S.Miguel-Açores
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