Não há dúvida que o mundo está a mudar e nestas mudanças há uma necessidade dos pequenos negócios adaptarem-se a uma nova realidade.
Abaixo deixo alguns vantagens que considero interessantes caso deseje que o seu negócio tire partido do mundo online.
1. VALIDA SEU PRODUTO
Tim Ferris no livro 4 horas Por Semana dedica algumas páginas a dicas de como um produto/ideia pode ser testado/validado antes de ser definitivamente lançado no mercado.
O que isso permite? Que você ao invés de perder 15 000€ perca apenas 500€. No fundo, o que é importante é que retenha a ideia de que com um baixo custo poderá fazer um bom estudo de mercado; às vezes até mais concreto do que pedir a alguma empresa que o faça.
É o próprio Tim Ferris que diz (parafraseando):
“Não pergunte a um amigo, familiar se ele compraria seu produto, peça-o para que o faça”
É precisamente isso que você poderá fazer online. As pessoas acham que venderão um produto porque elas próprias gostam deste produto. Mentira! Só venderá um produto se as pessoas validarem este produto. Simples!
Há grandes ideias que falham no mercado simplesmente porque ou as pessoas não entendem as vantagens ou porque o mercado, como habitualmente se diz, não está maduro pra receber tal conceito.Garantidamente, se isso for feito online – tanto quanto possível – os custos com certeza também são menores.
Inclusive, é possível testar um produto sem sequer ele existir. Tudo isso feito online.
Só venderá um produto se as pessoas validarem este produto. Simples!
2. GARANTE UMA BOA BASE DE CLIENTES ONLINE CASO MIGRE PARA UM NEGÓCIO FÍSICO / LOCAL
Quer melhor forma de abrir um espaço físico do que já trazer uma base base de clientes que já lhe seguem a si e à sua marca? Os riscos são muito menores!
A previsibilidade de vendas já foi em boa parte testada. A “curva de aprendizagem” já foi, em certa medida vencida, o produto já foi testado e melhorado, etc, etc.
Certa vez perguntei a um dos especialista em Portugal que possui uma enorme relação com dados e estatísticas: Qual a sua opinião sobre abrir um espaço físico tendo já um negócio online?
Resposta: Valide bem o seu negócio online primeiramente antes de o fazer fisicamente.
Grandes marcas já estão fazendo isso! Se possui curiosidade em ler como isso está sendo feito nos dias de hoje, convido-a a ler o livro: “A Revolução Nas Compras” de Barbara Kahn Editora Actual.
Inclusive a escritora aborda a experiência de lojas “Pop Up”, ou seja, lojas que já possuem uma base base de fãs e clientes online e que, por um período de tempo abrem numa determinada rua ou superfície.
Esta, garantidamente, é outra forma de validar um negócio físico, local.
3. REDUÇÃO DE DESPESAS
Todos sabemos que há muitas formas de vender online. Por exemplo, há lojas que vendem online que nem sequer têm produtos em suas lojas. Eles trabalham com um modelo conhecido como drop shipping; não é mais do que você vender um produto e ser o próprio fornecedor que o envia para o seu cliente.
Já imaginou na redução de despesas que isso inclui? Além de que, você tendo um negócio online validado…
- » Não pagará renda
- » Eliminará gastos em transporte
- » Gastos com alimentação mais baixos
- » A compra de vestuário mais cuidado não será uma prioridade, etc.
4. COMPETIR COM GRANDES MARCAS
Por último, hoje, mais do que nunca, podemos estar a disputar pela atenção de possíveis clientes no mesmo espaço que grandes marcas no mesmo segmento de mercado.
Isso era algo completamente impensável há alguns anos.
Claramente, vivemos a era do fácil acesso a uma diversidade de produtos por meio de plataformas online. Tanto como compradores assim como vendedores.
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Tem um negócio online ou físico?
Quais têm sido os seus maiores desafios?
Ponta Delgada – S.Miguel-Açores
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